BARRAGEM EM ITATIAIUÇU ENTRA EM NÍVEL 3 DE EMERGÊNCIA, INDICA ANM

A barragem da Mina de Serra Azul em Itatiaiuçu, na região Central de Minas Gerais, está em nível 3 de emergência. A classificação indica risco iminente de rompimento ou fator de segurança abaixo da norma, conforme a Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo a ArcelorMittal, responsável pela estrutura, não há risco iminente de rompimento. 


A ANM informou que a mudança na classificação ocorreu em 23 de fevereiro, "devido às novas regras normativas da Resolução 95". O órgão também ressalta que a área "foi evacuada há dois anos" e diz "monitorar diariamente, remotamente, a situação da barragem, além de realizar bimestralmente vistoria em campo". 


Por meio de nota, a ArcelorMittal reforçou que alteração no nível se deve à nova resolução da ANM, que "mudou os critérios para determinação do nível de emergência de barragens de mineração". Segundo a empresa, a barragem se enquadra no segundo critério (fator de segurança abaixo da norma) e não está em risco iminente de rompimento. 


"É importante ressaltar que a reclassificação em nada muda as condições de segurança da barragem de Serra Azul, que permanecem inalteradas desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em fevereiro de 2019", afirmou. 

"Cumpre esclarecer que a estrutura não apresenta risco de ruptura iminente e seu fator de segurança permanece estável, inexistindo qualquer piora desde 2019. A reclassificação, portanto, se dá em estrito cumprimento do novo critério legal estabelecido pela ANM", prosseguiu. 

A empresa também alegou que, como a população já foi evacuada, "a entrada em vigor da nova resolução não exigirá novas medidas ou ações adicionais de segurança".