ADVOGADA QUILOMBOLA É ELEITA UMA DAS 20 MULHERES DE MAIOR SUCESSO DO PAÍS

O nome da advogada quilombola Vercilene Francisco Dias hoje é, segundo a Forbes, um dos mais importantes do Brasil. De acordo com o ranking de sucesso da revista, a brasileira de Goiás é uma das 20 mulheres de maior sucesso no nosso país.


A lista é feita com nomes femininos que brilharam em diversas áreas de atuação: das finanças às artes, da ciência à moda.


Para Vercilene, o reconhecimento veio como uma forma de reforçar a batalha por direito das comunidades quilombolas: “Além do reconhecimento individual, é um reconhecimento coletivo, não só do território kalunga ou das 58 comunidades quilombolas de Goiás, mas das mais das 6 mil comunidades quilombolas do país”, disse



Vercilene é natural de Cavalcante, município localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. Ela nasceu na comunidade de kalunga, que hoje é o maior território quilombola do Brasil.


Quando tinha apenas 6 anos, Vercilene deixou a casa dos pais para morar em outro território kalunga para poder estudar.


Aos 11 foi para Cavalcante trabalhar como doméstica, em troca de casa e comida. Com 17 anos, entrou no curso de direito na Universidade Federal de Goiás (UFG).


“Na casa dos meus pais até hoje não tem energia, internet ou telefone. Recentemente, fiquei lá 14 dias sem qualquer meio de comunicação, ilhada, em decorrência das chuvas. A gente está falando da invisibilização de um povo que não está distante e que está próximo da capital do país”, alerta a advogada.


Em 2019, o nome de Vercilene ganhou as manchetes do país, quando ela se tornou a primeira quilombola com mestrado em Direito no Brasil.


Hoje ela atua como advogada e coordena o departamento jurídico da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).


“É uma luta pela política pública que é muito ausente nos territórios quilombolas. Se eu estou aqui, outras pessoas também podem estar. Que outras mulheres possam vir após mim. Tenho recebido muitas mensagens carinhosas de crianças quilombolas dizendo que querem ser igual a mim. Eu falo: ‘Não tem que ser igual a mim, vamos voar muito mais alto’”, disse.


Para a Forbes, a importância de Vercilene na lista não é apenas pelo sucesso na profissão, mas principalmente, pela atuação dela em defesa do próprio povo.


“Ela não defende apenas as terras de seus pais, mas também os direitos de toda a população quilombola. No ano passado, uma peça escrita por ela chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e marcou mais uma vitória. Da infância no quilombo ao noticiário nacional, no entanto, foi um árduo caminho”, diz a matéria.