DUA LIPA ENFRENTA MAIS UM PROCESSO DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS POR “LEVITATING”

Dua Lipa é alvo de uma segunda acusação relacionada aos direitos autorais de “Levitating“, seu hit do álbum “Future Nostalgia”. Segundo a Billboard, os compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer alegam que a artista britânica usou o material de duas faixas – “Wiggle and Giggle All Night”, de 1979, e “Don Diablo“, de 1980.


Em um documento apresentado na última sexta-feira (4), no Tribunal Federal de Manhattan, eles argumentaram que a melodia de abertura do hit número um de Lipa é uma “duplicata” da melodia de suas composições. “Os queixosos movem uma ação para que os réus não possam se esquivar de sua infração intencional.”, diz o processo.


O documento diz que a “melodia de assinatura” do início de “Levitating” – quando a cantora começa a cantar “If you want run away with me…” – copiou uma parte semelhante das músicas citadas. De acordo com os acusadores, essa parte da música, repetida várias vezes, foi particularmente importante porque ajudou a transformar “Levitating” em um viral no TikTok.


“A melodia de assinatura é a parte mais ouvida e reconhecível das obras infratoras e desempenha um papel crucial em sua popularidade (…) Como os criadores de vídeo frequentemente truncam os já breves trechos de som no TikTok, a melodia da assinatura geralmente compreende cinquenta por cento ou mais desses vídeos virais.”


A nova acusação chega na mesma semana em outro processo envolvendo a canção veio à tona.


Banda Artikal Sound System acusou a cantora de copiar música

O processo foi aberto nesta quarta-feira, 1º de março, e compara “Levitating” à música “Live Your Life”, lançada em 2017 pela banda de reggae Artikal Sound System, como parte do EP “Smoke and Mirrors”.


Os acusadores afirmam que Dua Lipa teve acesso à versão inicial de “Live Your Life”, mas não explicam os motivos que eles acreditam para a cantora ter ouvido a música e, assim, copiá-la. A banda ainda afirma que as duas faixas são muito similares e que é “muito improvável que ‘Levitating’ tenha sido criada de forma independente’ à “Live You LIfe”.


O processo também inclui como réus no suposto plágio em “Levitating” a Warner Records, gravadora de Dua, e todos que trabalharam na criação da faixa, incluindo produtores e compositores.