VÍTIMAS DA CHUVA EM CLÁUDIO, NO CENTRO-OESTE DE MINAS, PODEM SACAR O FGTS A PARTIR DESTA TERÇA.

Trabalhadores de Cláudio, no Centro-Oeste de Minas Gerais, podem sacar de forma extraordinária, a partir desta terça-feira (22), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para cidades em situação de calamidade. O município foi um dos afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado recentemente, causando enchentes.


Para ter acesso ao benefício, é preciso morar em um dos endereços informados pela Defesa Civil à Caixa, além de possuir saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.



Os trabalhadores da cidade mineira podem solicitar o saque até 14 de abril e a liberação deve ser feita por meio do aplicativo FGTS, não sendo necessário comparecer a uma agência.


Ao registrar a solicitação é possível indicar a conta na Caixa, inclusive da poupança digital, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e crédito, caso aprovado, é de cinco dias úteis.



Veja como proceder:


Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.



Informações sobre a documentação:  


Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).


Confira abaixo a lista completa  das cidades habilitadas com o saque extraordinário do FGTS: 


Em Minas Gerais, os moradores de Águas Formosas, Almenara, Cláudio, Dores do Indaiá, Governador Valadares, Igarapé, Itabirito, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Nova Lima, Onça de Pitangui, Poço Fundo, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santo Antônio do Monte e São Joaquim de Bicas podem retirar o dinheiro.