416 PACIENTES AGUARDAM POR LEITOS EM MINAS GERAIS

Poucos dias após bater o recorde de 92 mortes e mais de 40 mil casos de Covid-19, em 24h, Minas Gerais tem 416 pacientes com suspeita ou confirmados com a doença que aguardam por internação em leitos de UTI ou enfermaria.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até esta terça-feira (1), 97 pacientes aguardam por uma vaga de internação em leitos de UTI. Desse total, 64 estão cadastrados nas Centrais Regionais de Regulação da SES-MG e 33 nas centrais municipais.

 

Em BH são 20 pacientes a espera do leito de terapia intensiva; 10 em Juiz de Fora, na Zona da Mata; e três em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na mesma situação.

 

Com relação aos leitos de enfermaria, 319 pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 aguardam pela internação. São 217 cadastrados nas Centrais Regionais de Regulação da SES-MG e 102 nas municipais.

 

Na Central de Regulação da capital são 56 pacientes aguardando por leitos de enfermaria, 29 em Juiz de Fora e 17 em Uberlândia.

 

Busca por vagas

 

A SES-MG esclareceu que “considera critérios clínicos e a gravidade do caso de cada paciente para a identificação do leito mais adequado, bem como a distância entre o estabelecimento de origem e de destino”.

 

Segundo a pasta, outras variáveis também impactam o tempo para a efetivação das transferências, como: confirmação da transferência do paciente por parte do prestador de serviço hospitalar, de acordo com a estrutura que possui e o estado de saúde do paciente; logística e efetivação do transporte entre hospitais diferentes; e até tempo para procedimento de limpeza e desinfecção do leito, bem como preparo para recebimento de outro paciente.

 

A SES-MG informou também que, em janeiro deste ano, foram abertos 100 leitos nas unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em BH, sendo eles:

 

– 80 leitos de enfermaria Adulto
– 10 leitos de UTI Pediátrica
– 10 leitos de UTI Adulto

 

Segundo a secretaria, a previsão é abrir mais 22 leitos de enfermaria adulto para pacientes com Covid-19, ainda sem data definida.

 

DADOS DA COVID EM IGARAPÉ: