"Quanto mais demorada for essa interrupção, mais tempo precisaremos para que os atletas estejam em condições de voltar a jogar", avalia Rodrigo Lasmar

Nada de "voltar e jogar": Atlético-MG defende intertemporada antes de retomada dos jogos

Com o futebol parado em função da pandemia do novo coronavírus, os atletas do Atlético-MG seguem um cronograma de treinamentos em casa. A rotina doméstica, porém, não substitui o dia a dia na Cidade do Galo. As atividades em campo e nas modernas instalações do CT fazem falta, e é fato que os jogadores perderão parte do condicionamento físico durante a quarentena.


Justamente por isso, o Galo defende que o retorno aos jogos, quando acontecer, precisará suceder uma intertemporada. Sérgio Sette Câmara já argumentou que serão necessárias pelo menos "duas ou três semanas" de treinos antes da volta aos jogos. O GloboEsporte.com procurou o Dr. Rodrigo Lasmar, diretor médico do Galo, que endossou a posição do presidente e ainda disse que o tempo de intertemporada necessário será proporcional ao tempo de paralisação.

- Quanto mais demorada for essa interrupção, mais tempo precisaremos para que os atletas estejam em condições de voltar a jogar. Ainda não existe uma definição do reinício dos campeonatos, então não podemos fazer um planejamento adequado, mas com certeza precisaremos de um período de treinamento antes dos jogos - disse.

O último jogo do Galo foi no dia 14 de março (vitória por 3 a 1 sobre o Villa Nova, na estreia de Sampaoli, já com portões fechados). Depois, o clube teve mais dois dias de treinamento e, desde o dia 18, suspendeu por tempo indeterminado as atividades do time profissional.

Na base, a mesma preocupação

Antes até dos atletas profissionais, os garotos das categorias de base do Atlético foram liberados para suas casas por tempo indeterminado. E o retorno às atividades também é uma preocupação de Júnior Chávare, diretor do departamento de formação de atletas do Galo. É outro que defende que uma intertemporada é necessária.

- A gente sabe que, quando voltarem, a gente tem que fazer uma nova pré-temporada, não é uma coisa simples, chegar e sair jogando. Vão ter dificuldades. O retorno nos preocupa muito. Não é só chegar e, uma semana depois, começarem os campeonatos. Tem que haver uma pré-temporada. Esse período é crucial para que a gente não coloque os atletas em risco físico - avaliou.