Mais de 2 mil casos de coronavírus em todo o mundo; a Europa superou a Ásia em números de mortes provocadas por coronavírus.

Últimas notícias de coronavírus de 18 de março

O mundo registrou nesta quarta-feira (18) mais de 2.000 casos de coronavírus, segundo um levantamento feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins. A China concentra 40% dos casos confirmados de Covid-19, com mais de 81 mil infecções.

Na Europa, novo epicentro da doença, a Itália é o país com mais casos de coronavírus, são 15% dos casos mundiais. Em um balanço feito pela agência France Presse, o velho continente já superou a Ásia no número de mortes provocadas por coronavírus.

Segundo a agência, a Europa contabilizou ao menos 3.421 mortes, enquanto a Ásia registrou 3.384. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz um levantamento oficial, ainda não atualizou sua contagem, disponibilizada na tarde de terça-feira (17).

Destaques de quarta-feira

As autoridades de saúde da China informaram na quarta que, pelo segundo dia consecutivo, registraram apenas uma nova contaminação local por coronavírus, que se soma a 12 casos importados.

Com mais de 6 mil casos de coronavírus em todos os 50 estados, os Estados Unidos registraram ao menos 114 mortes por Covid-19. Na quarta-feira (18), um balanço feito pela Johns Hopkins apontou que o estado de Washington foi o que mais teve mortes, são 55 até o momento.


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu que os líderes políticos subestimaram o perigo representado pela pandemia.

"Acredito que todos que todos nós que não somos especialistas subestimamos, inicialmente, o coronavírus. Mas ficou muito claro que este é um vírus que nos manterá ocupados durante muito tempo", declarou Von der Leyen, em uma entrevista ao jornal alemão "Bild".

Governo britânico pediu por poderes extraordinários para combater o coronavírus. A polícia pode ter o poder de prender e isolar pessoas para proteger a saúde pública. Trabalhadores da saúde aposentados poderão ser convocados como apoio, e voluntários poderão pedir a liberação do trabalho para ajudar nas ações de saúde.

O governo das Filipinas declarou estado de calamidade por seis meses por causa da expansão do novo coronavírus. A medida permite que o governo tenha acesso a um fundo emergencial para combater a pandemia.