vítimas de fraudes não conseguem sacar dinheiro de conta inativa do FGTS

uando foi anunciado que seria liberado o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho (FGTS), Fabio Silva, de 27 anos, achou que o dinheiro viria em boa hora, pois está desempregado. Mas, ao tentar retirar os valores de suas cinco contas inativas, descobriu que todas já haviam sido sacadas em outro estado. E seu caso não é o único. Há diversos casos de fraude nos saques das contas inativas do FGTS pelo Brasil.

Uma operação da Polícia Federal prendeu pelo menos 30 pessoas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos no fim de semana por fraude no saque do FGTS. O esquema envolvia fraudes em sites falsos da Caixa e vendas de dados roubados das contas.

Fila para o saque do FGTS em agência da Caixa na região central de Campinas (Foto: Ana Letícia Lima/G1)Fila para o saque do FGTS em agência da Caixa na região central de Campinas (Foto: Ana Letícia Lima/G1)

Fila para o saque do FGTS em agência da Caixa na região central de Campinas (Foto: Ana Letícia Lima/G1)

A Caixa Econômica liberou a partir de março o saque de contas inativas do FGTS. Os saques seguem um calendário de pagamentos de acordo com o aniversário do beneficiário. O prazo final é dia 31 de julho.

Como é preciso abrir uma investigação para saber o que aconteceu, os saques são adiados até que a situação seja resolvida. O G1 ouviu quatro trabalhadores que foram lesados. Eles reclamam da demora e da falta de informações por parte da Caixa Econômica Federal. O G1 entrou em contato com a Caixa Econômica e aguarda posicionamento.

Silva, que é de Recife, teve seu dinheiro sacado em Teresina. “Soube do roubo quando fui sacar em maio e não tinha nada. São cerca de R$ 1.300, esse dinheiro faz muita falta”, diz. Segundo ele, as cinco contas foram sacadas no mesmo dia.

Ele tenta resolver a situação desde o dia 12 de maio. Os prazos informados pela Caixa Econômica para resolver o problema vão se prolongando. 


Fotos

Outras Notícias

Acusação vê 'farto material probatório' contra Aécio; defesa contesta acusação de corrupção e obstrução de Justiça

julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiránesta terça-feira (17) se o senador Aécio Neves (PSDB-M...

ANTT autoriza redução das tarifas de pedágio cobradas na BR-050 em Ipameri e Campo Alegre de Goiás

Agência Nacional de Trânsito e Transportes (ANTT) autorizou a mudança do preço cobrado nos pedágios da BR-050, em&nbs...

Três ônibus são incendiados na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Três ônibus foram queimados, na madrugada desta quinta-feira (12), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As ocor...

Em greve há quase um mês, professores de MG querem o pagamento do piso salarial

A paralisação de professores da Rede Estadual de Ensino,que se iniciou no dia 8 de março,já se estende por quase...

Suspeitos são detidos em BH por tentar assaltar motorista de aplicativo

A Polícia Militar (PM) prendeu um jovem de 18 anos e apreendeu três adolescentes suspeitos de tentar assaltar um moto...