BANCOS PODEM RETORNAR HORÁRIO TRADICIONAL

Depois de mais de 1 ano funcionando em horário reduzido por causa da pandemia de covid-19, as agências bancárias podem voltar a abrir das 10h às 16h, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Atualmente só o Santander retomou o horário pré-pandemia neste primeiro momento. O próximo será a Caixa, que volta a funcionar no horário tradicional em 23 de novembro.

Na pandemia, a Febraban orientou que o atendimento bancário fosse realizado das 9h às 14h, sendo o período das 9h às 10h reservado ao grupo de risco da covid, como idosos e gestantes. Agora, com a reabertura da economia e a flexibilização do isolamento social, a entidade permitiu que cada banco defina o seu horário de funcionamento.

Em nota, a federação disse que a demanda de cada instituição financeira é diferente, por isso “não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia”, falou.

Confira o funcionamento das agências dos 5 maiores bancos do país:

Santander: retomou o horário das 10h às 16h em 1º de outubro;
Caixa: retomará o horário tradicional em 23 de novembro. O banco abre das 10h às 16h na maior parte do país, mas em alguns locais abre às 9h;
Itaú: mantém o horário das 9h às 14h, com a 1ª hora reservada a aposentados e pensionistas;
Banco do Brasil: continua funcionando das 10h às 14h, abrindo às 9h em algumas praças para o atendimento do grupo de risco à covid:
Bradesco: mantém o horário das 10h às 14h, abrindo às 9h para o atendimento exclusivo dos público prioritário e às 8h em dias de pagamento do INSS.

Na pandemia de covid-19, os brasileiros ampliaram o uso de canais digitais para fazer transações bancárias. A Febraban afirmou que este continua sendo um mecanismo importante para evitar a concentração de pessoas nas agências bancárias.

“O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) está disponível e oferece praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, afirmou a Febraban.