(Reprodução/Apple )

Apple tira fone de ouvido e carregador do iPhone 12 por "questões ambientais".

O anúncio de novos iPhones pela Apple é sempre grande notícia no mundo da tecnologia. Mas o choque de realidade da apresentação do iPhone 12 veio não pela inclusão de uma nova tecnologia, mas pela remoção dela.

A empresa anunciou que não mais enviará carregadores de parede, nem fones de ouvido, nas caixas dos aparelhos. Isso vale tanto para os novos modelos quanto para os que permanecem no portfólio da empresa — versões novas de iPhones antigos, como XR e 11, já estão sendo enviadas sem esses acessórios.


Rumores de que o iPhone 12 chegaria sem fones de ouvido já haviam sido divulgados pelo analista Ming-Chi Kuo, famoso por acertar previsões sobre a cadeia produtiva da Apple. Em maio, ele informou que a empresa poderia criar uma promoção para encorajar a compra de AirPods por parte de quem migrar para o novo modelo de iPhone


Os novos celulares são 11% mais finos, 5% menores e 16% mais leves do que a versão anterior. Em relação às câmeras, o celular possui uma lente grande angular e outra ultra angular, que permite imagens mais abertas, com campo de visão maior. Ambas têm 12 megapixels. A tecnologia do painel abandonou o LCD e adotou o OLED, que a Apple chama de "Super Retina XDR".

As tecnologias do processador, usando fotografia computacional, permitem otimizar a qualidade das fotos com ajustes de contraste, cores mais precisas e diminuir ruído nas fotos com baixa luminosidade.