IMPORTÂNCIA DAS LENDAS INFANTIS NO DESENVOLVIMENTO INFATIL

Essa é a rotina que o Papai Noel Reginaldo Spíndola, 56, vive diariamente durante a época de Natal. “Viver esse personagem vai além de vestir uma fantasia”, diz Spíndola. Acho que o Papai Noel ainda é um símbolo muito importante para manter viva a chama do amor e do sonho na mente das nossas crianças”, ensina. Spíndola não é o único que acredita no poder transformativo da principal lenda natalina.


Especialistas explicam que mesmo na era da informação digital, quando muitas crianças acabam descobrindo precocemente a verdade sobre o Papai Noel, alimentar a crença no faz de conta pode ajudar no amadurecimento emocional e social dos pequenos. “Ela é o nosso primeiro contato com a ilusão culturalmente compartilhada que existe nessa época do ano, e uma forma extremamente rica de transmitir às crianças valores sociais”, avalia. Fernanda ressalta que personagens do imaginário coletivo, como o Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente, estimulam o lado lúdico e levam a criançada a descobrirem características pessoais significativas. “Estamos inseridos num mundo materialista e muitas vezes desumano, então o Papai Noel, por exemplo, que é um símbolo de solidariedade, doação e entrega, acaba servindo como uma influência saudável – principalmente por ensinar um sentimento tão nobre como o altruísmo”, pontua.


Ela diz que o ideal é deixar a criança descobrir a verdade de forma natural e no seu próprio tempo. O momento de transição entre a inocência e a maturidade é o que nos ajuda a lidar com as desilusões futuras de forma saudável. Por isso é importante deixar as crianças serem crianças e viverem suas fantasias como algo positivo”, adverte. Não há nada melhor do que viver cada fase da vida no seu tempo certo”, conclui.