egundo Marcelo Cabral, trabalho seguirá de maneira técnica, com base em evidências científicas. Até esta segunda-feira (27), estado registrou 62 morte

Secretário-adjunto de Saúde diz que crise política federal não afeta combate ao coronavírus em MG: ‘neutralidade’ e ‘ciência’

A crise política do governo federal não vai afetar o combate ao coronavírus em Minas Gerais, segundo o secretário-adjunto de Saúde Marcelo Cabral. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (27), ele disse que mudanças na administração pública têm que ser encaradas como um movimento natural.

“De nossa parte, nós seguimos fazendo nosso trabalho de uma maneira técnica, baseada em evidências científicas, compreendendo que esses movimentos fazem parte do nosso dia a dia. E a gente vai seguir mantendo aquilo que é exigido pela técnica e pela ciência. Acreditamos que o trabalho está sendo feito da forma que deve ser feito, e assim vamos seguir, independente do que vier a acontecer, mantendo uma neutralidade que é importante para esse momento de enfrentamento”, afirmou.

Questionado pelo G1 sobre a demora para que uma morte confirmada pela Covid-19 entre no balanço oficial da pasta, o secretário de estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral disse que o motivo é o tratamento dos dados. A morte de uma técnica de enfermagem de Contagem, por exemplo, confirmada pela prefeitura da cidade no dia 20 de abril, só entrou no boletim epidemiológico estadual neste sábado (25).

“A notificação chegando no estado, tratamos através da análise de banco de dados porque podemos ter casos de duplicidade. Passamos por análise do caso específico, em que muitas vezes questionamos sobre a evolução do caso, informes clínicos, se já tem exame... e fazemos uma interação com quem notificou. É mais um processo que está em andamento do que um atraso”, detalhou Amaral.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta segunda-feira, Minas Gerais tem 62 mortes pela doença. O número de casos confirmados de coronavírus passa de 1,5 mil.

A previsão é que o programa “Minas Consciente”, para flexibilização do funcionamento do comércio, seja publicado até quarta-feira (29). Caberá a cada município a adesão ou não aos protocolos. Carlos Eduardo Amaral reforçou a importância do isolamento social e da manutenção de cuidados contra o coronavírus, como usar máscara, lavar as mãos com água e sabão e passar álcool gel.

“De forma nenhuma nós podemos achar que porque estamos indo bem a guerra está vencida. Ainda temos muito tempo pra enfrentar a Covid, temos que manter a atenção continuada”, completou o secretário de estado de Saúde.