Veja o que dizem as companhias aéreas e quais são as políticas de cancelamento ou troca de cada uma.

Coronavírus: Aeroporto de BH chega a registrar 56 cancelamentos em um dia

Por causa do avanço do Coronavírus no Brasil, o número de voos cancelados no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, chegou a 56 nesta quarta-feira (18). Segundo a BHAirport, empresa que administra o terminal, o número vem crescendo nos últimos dias.

O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde confirma 19 casos de coronavírus em Minas. Dez são em Belo Horizonte. Outros 703 estão em investigação.

De acordo com a BHAirport, os cancelamentos de chegadas e partidas ao Aeroporto de Confins começaram a partir do dia 11. Antes disso não houve registros de alterações por causa do coronavírus. Nos cinco primeiros dias, foram 38 cancelamentos, uma média de 7 por dia. No dia 17, já foram 34. E nesta quarta, 56.

Saiba o que dizem as companhias aéreas:

Latam

A Latam Airlines informou que reduziu 70% de todas as operações no país e que, neste momento, tem registrado um grande volume de solicitações em seus canais de atendimento. Por este motivo, tem priorizado atendimento aos clientes com voos programados para as próximas 48 horas.

Para todos os voos impactados por causa do coronavírus - como fechamento de fronteiras, a companhia flexibilizou as políticas de troca. É possível alterar uma vez a data da viagem, para o mesmo destino, sem custos, nem diferenças tarifárias, até o dia 31 de dezembro.

Para voos marcados até o dia 31 de março, o valor será revertido em crédito caso o passageiro não compareça ao embarque. Se o voo tiver data posterior, é preciso que o cliente entre em contato com a companhia antes da data marcada da viagem para que a passagem seja revertida em crédito. Em ambos os casos, o valor pode ser utilizado em viagens futuras até 31 de dezembro.

Azul

Já a Azul, informou que está realizando ajustes nos voos domésticos e internacionais. Em todo o Brasil, a companhia está reduzindo sua capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes até que a situação se normalize.

A companhia não informou quantos voos da capital mineira já foram cancelados. “Provavelmente, algumas operações em Belo Horizonte podem ser afetadas em alguns dias”, informou em nota.

A companhia aérea informou que reacomoda clientes afetados pelas alterações.

Passageiros de voos domésticos ou internacionais que têm voos até 30 de setembro poderão alterar, uma vez, sem incidência de taxas, desde que a nova data seja até 30 de setembro. O voo poderá ser cancelado sem custo. O valor será revertido em crédito para compras em até um ano da data da emissão do bilhete.

Gol

Já a Gol informou que a partir da próxima segunda-feira (23), vai suspender todos os voos para o exterior até 30 de junho. A companhia informou também que está se empenhando para se adaptar ao momento de pouca procura e, por isso, deve diminuir entre 60 e 70% das suas operações até meados de junho.

A Gol disse que quem cancelar a viagem poderá manter o valor em crédito para voos futuros, por um ano, a contar da data da compra. A remarcação pode ser feita para qualquer período dentro de 330 dias, sem cobrança de taxas, apenas diferença das tarifas, se houver. Se o passageiro optar pelo cancelamento, não será cobrada taxa.

O que diz o Procon

Quem desistiu de viajar para o exterior por causa do surto do novo coronavírus pode optar por cancelar a viagem ou remarcá-la, segundo o Procon Assembleia.

O Procon orienta que as pessoas tentem negociar primeiro com os hotéis, empresas aéreas e agências de viagem. Por se tratar de uma situação emergencial, as empresas devem se abster de quaisquer multas em caso de cancelamento ou remarcação. Se não houver acordo, as pessoas devem procurar o Procon.

O Código de Defesa do Consumidor prevê, entre os direitos básicos, a proteção da vida, saúde e segurança.

De acordo com o Procon, a legislação reconhece o consumidor como a parte vulnerável da relação com as empresas.