De acordo com Carlos Ferreira, ideia é definir alvo no começo desta semana; na quinta, quando decidiu demitir Adilson Batista e voltou atrás, clube ta

Gestor do Cruzeiro traça perfil de novo técnico e espera definir alvo nesta segunda; Guto Ferreira continua como um dos nomes

A derrota do Cruzeiro por 1 a 0 para o Coimbra, neste domingo, movimentou, e muito, os bastidores no Independência. Causou a demissão do técnico Adilson Batista e do diretor de futebol Ocimar Bolicenho. Agora único à frente do departamento de futebol, Carlos Ferreira disse que busca um treinador que tenha experiência na Série B, afirmando já analisar alguns nomes. Segundo a reportagem apurou, um deles e que esteve em contato com o clube, esta semana, é Guto Ferreira. Entretanto, ainda não houve novo contato.


- Tem que ter um perfil e experiência na Série B. Tem que ser vitorioso. Alguns nomes já estão sendo ventilados no conselho, e a gente espera definir isso, no mais tardar, amanhã - disse Carlos Ferreira, ainda no estádio.

O staff de Guto Ferreira manteve contato com o Cruzeiro, na última quinta, quando o clube chegou a definir internamente que demitiria Adilson Batista. Saulo Fróes, presidente do conselho gestor, chegou a conversar com Adriano Spadoto, agente do técnico, que está sem clube desde que deixou o Sport em fevereiro. Carlos Ferreira também manteve conversas com o agente. Na sexta, o GloboEsporte.com trouxe que Cuca e Jair Ventura foram também outros nomes falados internamente. Estes nomes também foram contatados ainda.


O clube também irá atrás de um diretor de futebol, mas a urgência, neste momento, é trazer um técnico, que terá um tempo para trabalhar, já que as próximas partidas do Cruzeiro foram adiadas por causa da pandemia do coronavírus.

Saída de Adilson Batista

Carlos Ferreira havia defendido a permanência de Adilson Batista, na quinta-feira da semana passada, um dia após a derrota para o CRB, pela Copa do Brasil, em pleno Mineirão. E hoje precisou justificar a demissão do treinador.

- (Sobre o Adilson) eu já tinha me referido a ele na entrevista passada, é um homem de caráter ilibado, é uma pessoa trabalhadeira (sic) e a gente lamenta muito que o futebol brasileiro quando não tem resultado recai no treinador. Eu agradeço o Adilson pelos serviços prestados, é um homem íntegro, mas vida que segue.

Na entrevista que concedeu após ser demitido, o técnico Adilson Batista fez duras críticas ao clube. Destacou, por exemplo, a atuação do conselho gestor, composto por oito pessoas. Carlos Ferreira, que é um dos integrantes deste grupo, ressaltou que não há uma hierarquia no clube, mas um concenso entre as opiniões.

- Respeito a opinião dele. É um homem que eu admiro. Respeito a opinião de vocês (imprensa), da torcida... Algumas críticas... A gente tem que respeitar e tem que seguir. O conselho gestor está fazendo o que pode e o que não pode para tirar o Cruzeiro desse lamaçal.

A única coisa que a gente tem que fazer é seguir. É levantar a cabeça e buscar o melhor para o Cruzeiro. A palavra final são sempre dos gestores. Ali não existe uma hierarquia, todos dão opinião e, no final, sempre tem um consenso.

Por fim, Carlos Ferreira explicou a "função" do empresário Pedro Lourenço, dono de uma rede de supermercados, no clube - na semana passada, cogitou-se que a permanência de Adilson Batista após a derrota do CRB foi bancada por ele.

- Muito se fala que o Pedro interfere no Cruzeiro. Não. O Pedro é um cruzeirense e assim, como a torcida, dá uma sugestão, um palpite. O Pedro também dá, mas ele não interfere diretamente nas ações do conselho gestor. É um grande cruzeirense, e a gente sempre respeita a opinião dele. Mas não tem nenhuma força para decisões dentro do Cruzeiro. E a gente deixou isso bem claro para todos.

Eleições

Carlos Ferreira comentou, também, sobre o trabalho de reconstrução do clube após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. E disse que gostaria que a eleição que vai determinar o novo presidente fosse antecipada.

- Olha, o processo de reconstrução do Cruzeiro, todos nós sabíamos que não seria fácil. Nós estamos ali, lutando dia a dia, na busca do melhor para o Cruzeiro e, infelizmente, algumas coisas não acontecem e nós temos a convicção que o Cruzeiro vai chegar lá. Esse é o foco e eu tenho certeza que nós chegaremos lá. Com relação a eleição, eu não quero polemizar aqui, mas eu gostaria que ela também pudesse ser antecipada. Mas já está marcada, agora é tentar aí um consenso.

O melhor para o Cruzeiro é chegar em um consenso entre os candidatos.