Foto Daniela Katherine

Em greve há quase um mês, professores de MG querem o pagamento do piso salarial

A paralisação de professores da Rede Estadual de Ensino,que se iniciou no dia 8 de março,já se estende por quase 30 dias. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores emEducação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), nesta segunda-feira (2), a adesão foide 40% do estado.

Os professores reivindicam opagamento do piso salarial e o fim do parcelamento dos salários. De acordo como sindicato dos educadores, o governo já acumulou e não repassou à categoriadois reajustes, um relativo a 2018 e outro a 2017.

O Sind-UTE-MG afirmou que se essaquestão foi somada ao parcelamento do décimo terceiro, adiamento do anoescolar, escalas de pagamento e suspensão das nomeações em concurso, a posiçãodo estado é de não realizar mais negociações.

O secretário de educação emexercício Wieland Silberschneider disse que cumpriu todos os itens do acordofirmado com os servidores em 2015, exceto a atualização do piso nacional.Entretanto, para que isso seja feito, o governo precisa ter condiçõesfinanceiras, afirmou o administrador da pasta. Quanto às escalas de pagamento,ele ainda informou que o governo está trabalhando para que possa regularizar asituação, nos próximos meses.

No dia 22 de março,uma proposta feita pelo governo foi recusada e a negociação continua. Osdiretores estão aguardando a decisão da próxima assembleia dos educadores, queestá marcada para esta quarta-feira (4).

A Secretaria de Estado de Educação informou que 8% das escolas apoiaram totalmente a greve , em igarapé os professores se reuniram na câmara municipal nesta segunda feira (02/04)  reivindicaram principalmente a ação da PM quanto ao protesto ocorrido na ultima quarta feira dia 28 março. 


Outras Notícias

Queda parcial de ponte deixa 26 mortos em Gênova, na Itália

ma parte de uma ponte de Gênova, na Itália, desmoronou na manhã desta terça-feira (14) e deixou, até o momento, 26 mo...

Nova linha do MOVE vai ligar Estação São Gabriel à Pampulha

Uma nova linha de ônibus vai possibilitar aos usuários novos destinos. De acordo com a BHTrans (Empresa de Transporte...

Imposto de Renda 2018: Receita paga 2º lote de restituições nesta segunda-feira

Receita Federal paga nesta segunda-feira (16) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (I...

AGENDA DA COPA Brasil encara o México às 11h para espantar zebra e chegar às quartas

Xô, zebra! Com tantas surpresas nas oitavas, o Brasil encara o México hoje para evitar a queda precoce na Copa e se j...

Suprema Corte dos EUA valida veto imigratório de Trump

Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (26) a terceira versão do veto imigratório lança...