Foto Daniela Katherine

Em greve há quase um mês, professores de MG querem o pagamento do piso salarial

A paralisação de professores da Rede Estadual de Ensino,que se iniciou no dia 8 de março,já se estende por quase 30 dias. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores emEducação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), nesta segunda-feira (2), a adesão foide 40% do estado.

Os professores reivindicam opagamento do piso salarial e o fim do parcelamento dos salários. De acordo como sindicato dos educadores, o governo já acumulou e não repassou à categoriadois reajustes, um relativo a 2018 e outro a 2017.

O Sind-UTE-MG afirmou que se essaquestão foi somada ao parcelamento do décimo terceiro, adiamento do anoescolar, escalas de pagamento e suspensão das nomeações em concurso, a posiçãodo estado é de não realizar mais negociações.

O secretário de educação emexercício Wieland Silberschneider disse que cumpriu todos os itens do acordofirmado com os servidores em 2015, exceto a atualização do piso nacional.Entretanto, para que isso seja feito, o governo precisa ter condiçõesfinanceiras, afirmou o administrador da pasta. Quanto às escalas de pagamento,ele ainda informou que o governo está trabalhando para que possa regularizar asituação, nos próximos meses.

No dia 22 de março,uma proposta feita pelo governo foi recusada e a negociação continua. Osdiretores estão aguardando a decisão da próxima assembleia dos educadores, queestá marcada para esta quarta-feira (4).

A Secretaria de Estado de Educação informou que 8% das escolas apoiaram totalmente a greve , em igarapé os professores se reuniram na câmara municipal nesta segunda feira (02/04)  reivindicaram principalmente a ação da PM quanto ao protesto ocorrido na ultima quarta feira dia 28 março. 


Outras Notícias

Acusação vê 'farto material probatório' contra Aécio; defesa contesta acusação de corrupção e obstrução de Justiça

julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiránesta terça-feira (17) se o senador Aécio Neves (PSDB-M...

ANTT autoriza redução das tarifas de pedágio cobradas na BR-050 em Ipameri e Campo Alegre de Goiás

Agência Nacional de Trânsito e Transportes (ANTT) autorizou a mudança do preço cobrado nos pedágios da BR-050, em&nbs...

Três ônibus são incendiados na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Três ônibus foram queimados, na madrugada desta quinta-feira (12), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As ocor...

Suspeitos são detidos em BH por tentar assaltar motorista de aplicativo

A Polícia Militar (PM) prendeu um jovem de 18 anos e apreendeu três adolescentes suspeitos de tentar assaltar um moto...

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Mariana, na Região Central

Um homem foi preso nesta segunda-feira (26) no bairro Vila Maquiné, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, su...