Jornalista revelou qual notícia gostaria de dar caso estivesse numa bancada

Cid Moreira completa 90 anos: "Já é uma colher de chá muito grande"

Dono de uma voz grave e inconfundível, Cid Moreira completa 90 anos nesta sexta-feira (29). Em 1969, quando deu seu primeiro "boa noite" na bancada do Jornal Nacional, onde ficou até 1996, certamente ele não imaginou que teria que repetir o cumprimento até os dias de hoje. 

— Isso aí acontece em todo o lugar, virou uma... nem sei mais. Antes de ontem mesmo me pediriam isso em um evento que participei em São Paulo. 

Tirando os amigos, colegas de trabalho e familiares, o que pouca gente sabe é que o veterano é cheio de humor. Questionado sobre a chegada dos 90, Cid disparou...

— Num trecho do salmo 90 da Bíblia está escrito que Deus dá autonomia ao ser humano de viver até os 70 anos, e aos mais fortes aos 80. E aos que chegam aos 90 já é uma colher de chá muito grande (risos).

"Eu parei no século passado"

Cid Moreira

Dentre as suas particularidades, o aniversariante contou que desde que deixou a bancada do telejornal ele nunca mais quis saber de usar as novas tecnologias para se comunicar com as pessoas e o mundo.

— Eu parei no século passado. Essa fase que eu vivi, maravilhosa, não tenho nada a reclamar, tenho só a agradecer, mas ela pertence ao passado, e o meu presente é outro. Hoje eu estudo poemas de Gonçalves Dias, Olavo Bilac, Castro Alves, em um trabalho que pretendo lançar ano que vem.Cid concorda com a máxima de que a idade física nem sempre está de acordo com que a pessoa é, no entanto, não esconde um pequeno cansaço que costuma enfrentar em seu dia a dia.

— Às vezes quero fazer certas coisas que não dá. Por exemplo, viajar. Com o tamanho dos aeroportos hoje você tem que caminhar muito. Nós fizemos uma viagem no ano passado para Istambul. O aeroporto que estive tinha 3 quilômetros de extensão. O avião que eu estava parou no lado oposto do outro que eu tinha que pegar. Desanima, né?!

Caricatura de Cid Moreira extraída das redes sociais

Caricatura de Cid Moreira extraída das redes sociaisReprodução/Instagram

O jornalista e locutor já revelou ter tido pesadelos só de pensar em estar de volta à uma bancada. No entanto, disse que notícia que mais gostaria dar hoje, caso estivesse em frente da TV, é sobre o atual cenário político e econômico do Brasil.

— Que o País tomou o rumo certo, conseguiu sair de todo esse rolo que armaram, e que finalmente surgiu alguém que está o conduzindo para o sucesso. 

Para esta sexta-feira, Fátima Sampaio, mulher de Cid, preparou um pequeno bolo com velinhas para o marido assoprar. Será uma celebração reservada apenas para os amigos mais íntimos e familiares. Nada grande, pois o jornalista viaja no sábado (30) para a Bahia, onde no domingo (1º) participará de uma entrevista coletiva em Feira de Santana e um congresso científico no município de Cachoeira.