Embarcação com 120 passageiros e 4 tripulantes virou na manhã desta quinta-feira (24), em Mar Grande, Vera Cruz.

Bebê é resgatado de acidente com lancha e morre dentro de ambulância na Bahia

bebê que foi resgatado do acidente com lancha que matou ao menos 18 pessoas em Vera Cruz, Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta quinta-feira (24), morreu dentro da ambulância do Samu. Por meio de nota, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), responsável pelo transporte marítimo, informou que a embarcação tinha capacidade total para 160 pessoas e levava 120 passageiros e 4 tripulantes.

A lancha virou na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos. Inicialmente, as autoridades haviam informado que 22 pessoas tinham morrido, depois falaram em 23 vítimas, mas às 15h50 o número foi revisado e alterado para 18 mortos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o bebê foi reanimado por duas horas, mas não resistiu. A Marinha não informou se a morte da criança está entre as vítimas da tragédia. Também não há informações sobre a família do bebê. Até às 15h, ao menos cinco corpos haviam sido levados para o Departamento de Polícia Téncnica (DPT), em Salvador. Os demais estavam em Vera Cruz. Ainda não há detalhes sobre sepultamentos.

Tragédia na Baía de Todos-os-Santos: barco naufraga durante travessia Salvador-Mar Grande

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 89 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. Dentre os sobreviventes resgatados, 70 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 estão no Hospital Municipal de Itaparica; dois estão no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador.

Um dos sobreviventes disse que a embarcação Cavalo Marinho I virou após uma onda. "Estava chovendo, começou a molhar. Veio uma onda e virou. Tinha muita gente", disse Edvaldo Santos de Almeida.

Ele chegou ao Teminal Náutico, em Salvador, em uma lancha com outros passageiros que foram resgatados. De acordo com Edvaldo, houve demora no atendimento das vítimas. "Agora demorou muito para sermos socorridos, foram duas horas dentro do mar", relatou ao G1.

Resgate de vítimas em Mar Grande, Bahia (Foto: Graer/ divulgação)Resgate de vítimas em Mar Grande, Bahia (Foto: Graer/ divulgação)

Resgate de vítimas em Mar Grande, Bahia (Foto: Graer/ divulgação)

Acidente

Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30.

De acordo com a Capitania dos Portos, três equipes em três navios foram encaminhadas para o local do acidente.

Acidente com embarcação na Bahia  - vale (Foto: Arte/G1)Acidente com embarcação na Bahia  - vale (Foto: Arte/G1)

Acidente com embarcação na Bahia - vale (Foto: Arte/G1)

Por meio de nota, o governador Rui Costa decretou três dias de luto oficial, contados a partir de hoje, por conta da tragédia. "Manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente".

Também por meio de nota, a Presidência da República lamentou a perda trágica de dezenas de vidas. "As providências para apurar as causas dos acidentes e punir os responsáveis estão sendo tomadas, em todas as três esferas de governo", disse.

A prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, lamentou a tragédia. Confira na íntegra:

Amados itaparicanos, nunca imaginei em minha trajetória nem ouvir, muito menos ver de perto uma tragédia como essa... Meu Deus, não queria que a nossa Ilha pudesse presenciar um dia de tamanha tristeza. Desde cedo aqui em Mar Grande, acompanhei de perto toda a situação. Muito desespero...Perdemos pessoas queridas que inclusive faziam parte do nosso quadro de estagiários, neto e filha de funcionário, tia de funcionária... espero que as pessoas que não foram localizadas ainda, possam aparecer com vida! Me solidarizo com as famílias que perderam seus entes queridos em tempo informo que já disponibilizei toda a estrutura da administração municipal para prestar os serviços necessários.

Lancha que fazia a travessia Mar Grande-Salvador virou na manhã desta quinta-feira (24) (Foto: Graer/ Divulgação)Lancha que fazia a travessia Mar Grande-Salvador virou na manhã desta quinta-feira (24) (Foto: Graer/ Divulgação)

Lancha que fazia a travessia Mar Grande-Salvador virou na manhã desta quinta-feira (24) (Foto: Graer/ Divulgação)

Acidente ocorreu em Mar Grande, a cerca de 200 metros da costa (Foto: Rafael Alves/TV Bahia)Acidente ocorreu em Mar Grande, a cerca de 200 metros da costa (Foto: Rafael Alves/TV Bahia)

Acidente ocorreu em Mar Grande, a cerca de 200 metros da costa (Foto: Rafael Alves/TV Bahia)