Duas pessoas morrem após explosão em usina da Gerdau, em Ouro Branco

Duas pessoas morreram, nesta terça-feira (15), em uma explosão na Gerdau, em Ouro Branco na Região Central de Minas Gerais. Por meio de nota, a empresa informou que ocorreu um acidente na usina nesta manhã e confirmou os óbitos, mas não divulgou a identidade das vítimas.

A Gerdau disse que dez pessoas foram levadas para a Fundação Ouro Branco (FOB), mas não deu informações sobre o estado de saúde. Já o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, Congonhas, Jeceaba e Base afirmou que, de acordo com informações colhidas junto a parentes de funcionários, oito pessoas estariam com quadro de saúde estável e duas estariam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Procurado pelo G1, o hospital disse que não divulga informações sobre pacientes.

Segundo a assessoria da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou no início da noite, dois feridos foram transferidos em estado grave para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Por volta das 16h, a principal entrada de funcionários na Gerdau foi bloqueada pelo sindicato. O trânsito ficou parado durante quase uma hora. Os operários rezaram pelos mortos e feridos na explosão que ocorreu na usina.

Funcionários fazem oração por mortos e feridos na usina da Gerdau, em Ouro Branco (Foto: Reprodução/TV Globo)Funcionários fazem oração por mortos e feridos na usina da Gerdau, em Ouro Branco (Foto: Reprodução/TV Globo)

Funcionários fazem oração por mortos e feridos na usina da Gerdau, em Ouro Branco (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Gerdau afirmou que está prestando assistência às famílias das vítimas e trabalhando para detectar as causas do acidente.De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação não foi acionada porque na usina há uma equipe de bombeiros civis. Conforme a Polícia Civil, a perícia esteve no local, e a corporação já começou a investigar o caso.

Cerca de 5 mil funcionários trabalham na Gerdau, em Ouro Branco. As vítimas atuavam na área de coqueria. Segundo a empresa, a área estava em manutenção preventiva quando aconteceu a explosão. No início da noite, a siderúrgica disse que a coqueria está totalmente parada e que as demais áreas continuavam em produção.

Em novembro do ano passado, o G1 noticiou a morte de três operários na mesma usina. Uma pessoa teve ferimentos leves. De acordo com o sindicato, com as mortes registradas nesta terça, chega a sete o número de óbitos nos últimos 12 meses na planta de Ouro Branco. A Gerdau informou que não vai se manifestar sobre essa declaração.

“Nós alertamos numa manutenção preventiva e melhores condições para os trabalhadores trabalharem. Não esperar deteriorar, oferecendo risco ao trabalhador, mas consertar, dando manutenção nesses equipamentos, permitindo que os trabalhadores sempre trabalhem com segurança. É o que não acontece hoje dentro da área da Gerdau”, disse o presidente do sindicato, Raimundo Nonato Roque de Carvalho.

Conforme a empresa, os equipamentos da usina estão em condições adequadas, obedecendo aos padrões de segurança estabelecidos na legislação vigente. Ainda segundo a siderúrgica, a usina tem um programa estruturado de manutenção, com atualização contínua das equipes, das práticas e dos procedimentos.