Municípios do Sul do Estado já tiveram queda nas temperaturas. Em Belo Horizonte, os efeitos devem ser sentidos somente a partir de quinta-feira

Massa de ar polar começa a atuar em Minas e Defesa Civil faz alerta de frio

Minas Gerais já enfrenta a atuação da massa de ar polar que atingiu o Chile e a Argentina (fez 25,4°C negativos em Bariloche) no fim de semana e provocou queda de neve granular em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Municípios do Sul do Estado já tiveram queda nas temperaturas. Em Belo Horizonte, os efeitos devem ser sentidos somente a partir de quinta-feira e a previsão é que os termômetros marquem até 8ºC. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta que vale até a próxima segunda-feira por causa das baixas temperaturas.

Saiba mais

De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar começou a atuar no Sul de Minas nesta terça-feira. “Entrou em Minas e vai atuar na região, no Triângulo, Campo das Vertentes, e já começar a se aproximar da Região Central. Mas, não será como a outra massa que fez despencar as temperaturas no final de junho e início de julho. Será mais amena”, comentou.

Publicidade

Com a passagem da outra massa de ar polar por Minas Gerais, as temperaturas ficaram abaixo de zero em algumas cidades do Sul de Minas. Houve, ainda, geadas. Em BH, os termômetros marcaram mínima de 6,1°C, menor registro em 42 anos, em 4 de julho. Nesta terça-feira, a menor temperatura do Estado foi marcada em Maria da Fé, no Sul, onde os termômetros atingiram 3,5ºC.

Na capital mineira, a temperatura teve uma leve alta. A mínima ficou em 13,6ºC. Na segunda-feira, a mínima foi de 12ºC. A mesma situação aconteceu com a máxima, que ficou em 25ºC nesta terça-feira, enquanto que no dia anterior foi 24,9ºC. “Vamos ter queda nas temperaturas a partir de quinta-feira; os termômetros podem chegar a marcar 8ºC”, completou Ladeia.

Por causa das baixas temperaturas, a Comdec emitiu um alerta na tarde desta terça-feira. Segundo o órgão, os termômetros vão marcar números abaixo dos 12ºC até a próxima segunda-feira. A Comdec faz recomendações para evitar danos à saúde com essas condições do tempo, como não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a pele. Pessoas com pele muito ressecada devem fazer uso de hidratante, realizar atividades físicas com agasalhos e nos horários até as 10h e a partir das 16h, além de não deixar de ingerir líquidos. 

Outro alerta é em relação a ambientes fechados, que devem ser evitados, assim como locais com aglomeração de pessoas. Também é recomendado manter janelas abertas para ventilação para evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.