Segundo secretaria de saúde, mais de 17 mil casos prováveis da doença já foram registrados.

Governo confirma cinco mortes por chikungunya em Minas, em 2017

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta segunda-feira (17) que os casos prováveis chikungunya são 17.510 em 2017. De acordo com a pasta, cinco mortes pela doença neste ano estão confirmadas.

Todas as cinco mortes foram em Governador Valadares, no Leste de Minas, segundo a SES. Outros 15 óbitos são investigados. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da zika.

O estado está em alerta porque o número de casos prováveis da doença aumentou mais de 3.000% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dengue

Os casos prováveis de dengue registrados em 2017 em Minas Gerais são 25.607, de acordo com a secretaria. É o menor número de casos prováveis nos sete primeiros meses do ano desde 2012. Sete mortes foram confirmadas pela doença. Outras dezessete estão sendo investigadas, de acordo com a secretaria.

Zika

Os casos prováveis de zika são 873 em Minas Gerais, neste ano, conforme a SES. O número em 2016 foi superior a 2017, com maior incidência nos meses de fevereiro e março.