O Dr. Leonardo Bruno de Morais é o novo endocrinologista do município.

Prefeitura de Igarapé contrata endocrinologista

Reafirmando o compromisso com asaúde pública, a Prefeitura de Igarapé fez uma nova contratação. Um médicoespecialista em endocrinologia iniciou os seus trabalhos neste mês. O objetivoinicial é zerar a fila de 294 pacientes que, desde 2011, aguardam o primeiroatendimento ou mesmo o retorno. Com o endocrinologista compondo o quadro deprofissionais da saúde, o município será um dos únicos da região a receber aespecialidade médica, ficando ao lado de grandes cidades da regiãometropolitana.

 

Dentre suas capacidades, oendocrinologista está apto a diagnosticar e tratar doenças como a diabetes,disfunções da tireoide e alterações hormonais de nível sexual e metabólicas,por exemplo. A prioridade dos atendimentos em Igarapé será para os casoscitados acima, que são tidos como os mais urgentes. A Secretária Municipal deSaúde, Beatriz Eugênia Palhares, explicou como será o processo. “Inicialmente,encaminhamos ao endocrinologista todas as guias que estavam pendentes, para quenesse primeiro momento ele possa analisar o que é prioritário e o que retornaráao atendimento primário. Em seguida, os agentes de saúde entrarão em contatocom os pacientes”. A secretária também informou que a programação é de que 40pessoas sejam atendidas por mês.

 

O novo médico de Igarapé,especialista em endocrinologia, Dr. Leonardo Bruno de Morais, esclareceu que,para a eficácia de seu trabalho, e para o desenvolvimento dos atendimentos, énecessário que haja a otimização do processo clínico. “É indispensávelreconhecer o importantíssimo papel da atenção primária, ou seja, do atendimentoinicial com o médico generalista da Unidade Básica de Saúde da Família. Quandoos pacientes que realmente estão em situação mais grave chegam àespecialidade correta, é possível dar continuidade ao trabalho. Já quando sãoencaminhados casos considerados de menor urgência, outros processos sãointerrompidos e ou prolongados, dificultando até mesmo o tratamento do quedeveria ser prioritário”. O médico ressaltou que os pacientes em esperareceberão uma guia para a realização de exames, para que na primeira consultajá cheguem ao consultório com estes resultados, agilizando o atendimento e opróprio tratamento.

 

Fila da dermatologia é reduzida

Com a meta de continuar reduzindo asfilas da saúde pública no município, a Secretaria de Saúde também dá atençãoespecial aos pacientes que precisam de atendimento dermatológico. Paracontribuir com o tratamento das doenças de pele, uma médica especializada emdermatologia foi contratada para dinamizar e auxiliar nos atendimentosespecíficos da área.

 

O mutirão dermatológico, ocorrido acada 15 dias, já possibilitou grandes resultados. Em janeiro de 2017 havia 580pacientes que aguardavam pelo agendamento e, após a ação, 171 atendimentos jáforam realizadas. Atualmente, restam 409. Do mês de maio até o momento, asguias de encaminhamento dos anos de 2014 e 2015 foram zeradas. Os pacientes queaguardam atendimento desde 2016 também já estão sendo atendidos. De acordo coma Secretaria de Saúde, o objetivo é reduzir 100% da fila de espera.    

 

Além deste mutirão, realizado com acontratação temporária de especialista em dermatologia, foram incorporados aoserviço de dermatologia ambulatorial procedimentos que antes eramrealizados fora do município, como cauterização e coleta de material parabiópsia.



Fonte: Prefeitura Municipal de Igarapé