O Festival Igarapé Sabor - Mestras e seus Temperos será realizado nos dias 06, 07, 08 e 09 de julho de 2017, na Praça Miguel Henriques da Silva

Vem ai Igarapé Sabor e as inscrições já estão abertas

 inicia mais uma etapa do evento: as inscrições para participação no festival de culinária, que vão do dia 12 ao dia 24 de abril. Serão disponibilizadas quatro vagas para novas mestras, uma vaga para restaurante e até seis vagas para chefes que queiram fazer apresentações, workshops ou trabalhar na preparação técnica juntamente com as mestras.

 

Podem concorrer na categoria “Seletiva de Receitas - novas mestras” cozinheiras (os) maiores de 18 anos, residentes em Igarapé há mais de dois anos, conhecedores da temática dos pratos do festival. Para isso é necessário apresentar duas receitas para comissão de avaliação: um prato principal e outro, que pode ser exposto em forma de porção, quitute ou tira-gosto. Para os restaurantes será promovido um circuito de apresentação técnica, em que serão servidos os pratos principais em seus próprios estabelecimentos, com seletiva aberta ao público. Podem participar restaurantes de Igarapé ou cidades vizinhas que seja reconhecidamente frequentado pela população de Igarapé.  Já os chefs interessados em fazer apresentações no festival deverão enviar propostas com o plano de trabalho a partir da temática dos pratos, estratégia de interação com as mestras e desenvolvimento de workshops.

 

As inscrições para participação como novos cozinheiros vão até o dia 24 de abril. A apresentação técnica dos pratos será no dia 07 de maio, com avaliação de jurados e posterior escolha dos novos participantes. Já as inscrições para a seletiva dos restaurantes deverão ser feitas até o dia 20 de abril, com resultado já no dia 25. As propostas dos chefes podem ser enviadas até o dia 25 de abril. Mais informações estão disponíveis no edital 02/2017, da Secretaria de Cultura e Turismo, abaixo para download. Nele também estão dispostos para download as fichas de inscrição e o cronograma do festival.

 

Concurso de receitas para novas mestras

Sobre a seleção dos pratos, o júri terá critérios para a avaliação dos sabores. A cor, o sabor, o aroma, a textura, a temperatura, a originalidade e a criatividade serão todos levados em consideração. A própria degustação, o aproveitamento de ingredientes da culinária mineira local e a apresentação também serão observados e somados à pontuação, que chegará até 100 pontos.

 

A exigência é que os pratos apresentados pertençam à culinária mineira. Embora os participantes tenham livre temática para a criação dos pratos, alguns critérios de restrição foram elaborados. Não será permitido o uso de condimentos industrializados, gêneros alimentícios de culturas não correspondentes à mineira, utensílios para a otimização da produção dos alimentos e outros itens que podem ser melhor observados no edital.

 

O Festival Igarapé Sabor - Mestras e seus Temperos será realizado nos dias 06, 07, 08 e 09 de julho de 2017, na Praça Miguel Henriques da Silva, com a participação da Associação das Mestras da Culinária de Igarapé – Asmeci.