Novo exame passa a ser oferecido pela rede municipal de saúde

A marcação, que dependia do Estado, agendava cerca de 10 exames por ano. Com a aquisição da Secretaria Municipal de Saúde, já foram realizados, em 100 dias, 80 exames. A fila de espera pelo procedimento tinha 314 pacientes, que antes da obtenção do aparelho poderiam esperar anos pela conclusão do diagnóstico de saúde.  Com este novo cenário, a fila deve acabar em aproximadamente três meses e o exame passará a ser realizado poucos dias após o pedido médico.

 

A Secretária de Saúde, Beatriz Palhares, explica que a compra do aparelho teve como principal objetivo a comodidade dos pacientes e a redução do tempo de espera na fila. “O exame é extremamente importante e responsável para a rápida detecção de doenças. Muita gente ficava aguardando muito tempo na fila, pois não tinha condições de fazê-lo de forma particular, já que custa em média R$110”, comenta a Secretária.

 

Prescrito pelo neurologista, o encefalograma é capaz de diagnosticar uma série de complicações na saúde. A epilepsia, as doenças metabólicas, tumores cerebrais, distúrbios do sono, enxaqueca e demências são exemplos de doenças detectáveis pelo exame.

 

Em Igarapé, a indicação do procedimento médico é feita pelo neurologista, que  posteriormente emite o laudo. O exame é realizado na Unidade de Saúde do Vale do Amanhecer. A marcação do procedimento é feita pelo setor de Controle e Avaliação.

 

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Contato: (31) 3534-3052