IGARAPÉ SEGUE SEM DATA PARA RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS

Igarapé mantém, ainda por tempo indeterminado, a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas do município. Segundo a administração municipal, as aulas presenciais somente serão retomadas em condições sanitárias seguras para evitar a contaminação pela covid-19 entre estudantes e profissionais do ensino.

A Prefeitura justifica que o principal entrave à retomada das aulas presenciais é o sistema de transporte escolar, que precisaria ser organizado para circular com apenas um terço da sua capacidade de ocupação, o que traria mais despesas ao município, que já arca sozinho o deslocamento de alunos das escolas municipais e estaduais. O transporte escolar custa hoje ao município R$ 3,6 milhões por ano.

O decreto vale para as escolas municipais e estaduais. Segundo informação da Secretaria Municipal de Educação, das 29 rotas do transporte escolar, 60% são utilizadas por alunos da rede estadual.

A decisão do executivo não atinge a rede privada de ensino. As escolas particulares para retomarem as aulas presenciais devem assinar protocolos sanitários junto ao município, responsabilizando-se por garantir condições seguras para evitar a propagação da covid-19 e submeterem-se à fiscalização da Vigilância Sanitária.