34 moradores vão ser retirados de casa por risco em barragem da Vale em Barão de Cocais.

A Vale anunciou, nesta quarta-feira (18), que vai começar a retirar aproximadamente 34 moradores da Zona de Autossalvamento referente à estrutura da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, no município de Barão de Cocais, na Região Central, de Minas Gerais. Ainda não há data definida para a retirada das pessoas, mas a Defesa Civil disse que provavelmente será no início da próxima semana. 


A mineradora informou que a ação é feita de forma preventiva, do protocolo de emergência em Nível 2 da barragem, que é referente ao Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale ainda explicou que "adota essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas. 


A elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura". De acordo com a empresa, a barragem Norte/Laranjeiras não recebe rejeitos e, por isso, desde dezembro de 2019, não faz parte do seu plano de produção de minério de ferro. A retirada vai ter participação da Defesa Civil estadual de Minas Gerais. Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto do órgão, equipes vão na próxima sexta-feira (20) até a cidade para tratar dos protocolos de retiradas das famílias.