'Será um grande erro não investir no Brasil', afirma Paulo Guedes.

Em conferência, ministro afirma que investidores devem esperar efeitos de reformas econômicas que quer conduzir em 2021. Saída de investimentos estrangeiros bateu recorde neste ano.



O ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou nesta terça-feira (20) que investidores internacionais deveriam manter ativos no país, aguardando efeitos das reformas estruturais que o governo promete dar seguimento em 2021. "Será um grande erro não investir no Brasil", disse.

Em conferência do Milken Institute, ele afirmou também que não haverá aumento da carga tributária no país, pois haverá apenas um remanejamento de impostos "inadequados".

"Não vamos aumentar impostos, e vamos reduzir juros corporativos. Nos Estados Unidos, derruba-se os impostos de empresas enquanto se taxa dividendos. Aqui, paga-se zero em dividendos e isso não é razoável", disse Guedes.

"O que faremos é deixar o sistema parecido com o dos Estados Unidos: mais impostos nos dividendos e menos para empresas", explicou.

O ministro também tentou tranquilizar investidores com relação à governança no país. Segundo Guedes, houve "muito barulho" durante as eleições de 2018 a respeito de autoritarismo por parte do então candidato Jair Bolsonaro, mas que o governo se provou democrático.

sobre ameaças de furar o teto, Guedes colocou no Ministério da Economia o papel de segurar a euforia do governo, inclusive a popularidade de Bolsonaro.

"Ele quer ser herói, mas nosso papel é segurá-lo abaixo do teto de gastos", disse. "É por isso que saí brigando com meus colegas [de governo], não há hipótese de abandonarmos essa agenda."

Paulo Guedes foi questionado sobre a questão ambiental no Brasil e seu impacto na entrada de investimentos.

Para Guedes, o país vem sendo "mal interpretado". No passado, disse, foi importante "ocupar território" e essa política é mal vista até hoje. Para ele, o ponto de melhoria é reavaliar iniciativas econômicas envolvendo a floresta.

"Nossa bandeira é verde e amarela, somos verdes, temos as matrizes energéticas mais verdes do mundo", disse o ministro.

"Temos um problema enorme [de controle da região] porque é um território maior que a Europa. Tentamos arrumar ajuda para melhorar o problema, mas fica a impressão que estamos oprimindo índios. Não é justo com o Brasil', afirmou.

O ministro prossegue: "Brinco com meus amigos americanos que, nos Estados Unidos, vocês erradicaram os índios por ouro. Agradecemos a preocupação de vocês, mas ninguém é tão generoso com a população nativa como nós."

"Os americanos transformaram o deserto de Nevada na capital do entretenimento, temos que transformar Manaus na capital de economia verde", disse.

"Podemos fazer isso, é uma questão de incentivo. Vamos fazer politicas para preservar e transformar a região. O que fazemos hoje é subsidiar plantas fabris para povoar a floresta. Isso não está certo. É um grande erro, mas não podemos removê-los de lá."

Guedes, novamente, não deu detalhes sobre a reforma tributária que pretende encaminhar ao Congresso.