Moradores protestam contra a Vale em Brumadinho.

Moradores fazem manifestação contra a Vale, na manhã desta sexta-feira (16), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles questionam a estabilidade de barragens e reclamam sobre o pagamento emergencial mensal.



Nesta quinta-feira (15), a Vale informou que identificou duas trincas no material remanescente da barragem B1. A estrutura se rompeu em janeiro de 2019, deixando 259 mortos e 11 desaparecidos.


Em nota, a Vale informou que "respeita a livre manifestação, desde que observado o direito de ir e vir e a propriedade, repudiando qualquer manifestação que viole tais direitos. Além disso, destaca que realiza encontros regulares com representantes legítimos dos atingidos pelo rompimento da barragem I, em Brumadinho, visando uma reparação célere e respeitosa".


Sobre o pagamento emergencial mensal, a Vale esclarece que o benefício foi concedido em acordo judicial homologado em fevereiro de 2019. Desde então mais de 106 mil moradores de Brumadinho e municípios na calha do Rio Paraopeba até a cidade de Pompéu, na Represa de Retiro Baixo, recebem os valores mensalmente no valor de até um salário mínimo.