Infectologista Unaí Tupinambás disse que população ainda precisa seguir regras para não haver retrocesso na flexibilização do isolamento social.

Coronavírus: comércio tem abertura gradual a partir desta segunda-feira em Belo Horizonte

A reabertura gradual do comércio em Belo Horizonte começa nesta segunda-feira (25). De acordo com o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, esse processo será feito em quatro etapas.

A primeira fase consiste na abertura de:

  • Salão de beleza - 7h às 21h
  • Shoppings populares - 11h às 19h

Comércio varejista

  • Móveis, artigos domésticos, cama, mesa e banho - 11h às 19h
  • Papelaria, livraria, brinquedos - 11h às 19h
  • Perfumaria, cosméticos, higiene pessoal - 11h às 19h
  • Veículos, peças e acessórios - 11h às 17h

Multa

Desde o dia 22 de abril, moradores de Belo Horizonte devem usar máscaras no espaço público, no transporte coletivo e dentro de estabelecimentos. A prefeitura tem distribuído dois milhões de artigos desde a semana passada.

Apesar da adesão, o prefeito vai enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para estabelecer multa a quem não usar máscara na cidade.

Testes

A prefeitura começou a fazer testes rápidos na cidade nesta terça-feira (19). A expectativa é que sejam realizados em 30 mil pessoas por milhão de habitantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, eles foram liberados pelo governo federal. Os testes são rápidos e pretendem identificar a presença de anticorpos.

Comportamento

Kalil reforçou que a decisão ainda depende do comportamento da população nos próximos dias e da decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

“Quem vai abrir a cidade são os médicos infectologistas. Eu não vou abrir a cidade”, falou. “Depende da população, dos médicos e da ciência”, disse.

A possibilidade de reabertura do comércio só se deu, segundo Kalil, porque BH iniciou antes de todos os outros municípios, o chamado lockdown.

“O lockdown feito pelas cidades agora, BH fez há 60 dias. Com fiscalização muito mais rígida. A gente já estava em lockdown há 60 dias. É só olhar o decreto”, falou. Mas fez questão de dizer que não se trata de uma disputa: "Ninguém ganhou nada, não. Isso aqui não se trata de gol a gol".

De acordo com o secretário, a flexibilização será realizada em quatro etapas, mas pode ser interrompida caso haja redução no isolamento social. Lojas terão que tomar providências para evitar aglomerações, disponibilizar álcool em gel e proibir entrada sem máscaras.

De acordo com o secretário, a flexibilização pode ser interrompida caso haja redução no isolamento social.

Lojas terão que tomar providências para evitar aglomerações, disponibilizar álcool em gel e proibir entrada sem máscaras.


Regras a serem seguidas


De acordo com o infectologista Unaí Tupinambás, as medidas devem ser redobradas e todos devem sair com atenção e cuidados, afinal, foram dois meses com isolamento social e, somente por isso, os números permitiram a flexibilização.

Porém, é importante lembrar que. se a população não colaborar, os decretos podem retroceder a qualquer instante.

Para colaborar e não permitir que a flexibilização contribua com o avanço da pandemia, a população deve:

  • Continuar lavando as mãos;
  • Usar máscaras sempre que sair de casa;
  • Respeitar o distanciamento social, de 1,5m;
  • Evitar entrar em lojas que estiverem com pessoas além da capacidade permitida.


FONTE: G1.COM/MINAS